Esta é uma receita comestível! Isto é, não é suposto comerem-na, contudo, se o fizerem, não vos fará qualquer mal. Falo-vos de um esfoliante labial, perfeito para incluírem na vossa rotina de noite, que promete lábios macios e hidratados.
Com o frio, a pele dos nossos lábios tende a ressentir-se e a estalar. Seja porque ingerimos menos água, pelo efeito do frio, entre outras agressões internas ou externas. Durante quase toda a minha adolescência, quer fosse inverno ou verão, passava a vida com pequeninas peles levantadas que teimava em puxar e arrancar com os dentes (quem mais faz isto?). Cheguei a obrigar-me a usar hidratante com regularidade, mas nada resultava. Entretanto descobri que a solução para mim era ter uma barrinha de batom na mesa-de-cabeceira. Eu, que achava que era impossível gastar na totalidade um batom, dei por mim a dar conta dos tubinhos, um atrás do outro (ai, tanto plástico, que dor!). Ainda assim, continuava, por vezes, a encontrar pequeninas peles perdidas, que se notavam, sobretudo, quando usava algum batom com cor.
Quanto aos esfoliantes labiais comerciais… muitos são feitos com pequeníssimas esferas de plástico que facilmente irão parar às águas, outros têm cheiros muito fortes e imensos petroquímicos sintéticos que nos fazem mal, e não se esqueçam que a pele dos lábios é extremamente delicada e sensível, por isso, se pudermos ter a garantia da qualidade do que lhes colocamos em cima, tanto melhor.
Para me inspirar em formulações amigas do ambiente, a cozinha é uma grande ajuda. Os ingredientes desta receita são todos comestíveis e se quiserem aprender a fazer extrato de baunilha caseiro, é só pesquisar rapidamente na internet e conseguem encontrar imensas receitas simples.
Ingredientes:
– 1/2 colher de sopa de óleo de coco (de preferência orgânico)
– 1/2 de colher de chá de açúcar branco granulado
– 1/2 de colher de café de extrato de baunilha (opcional, mas recomendado)
Procedimento:
– Misturar muito bem todos os ingredientes numa taça até formar uma massa homogénea;
– Se necessário, amolecer ligeiramente o óleo de coco em banho-maria.
Aplicação:
– Aplica uma pequena quantidade da mistura nos lábios e massaja-os delicadamente durante cerca de um minuto, em movimentos circulares;
– Enxagua com água morna (não, no fim não é para comer o esfoliante!) e seca cuidadosamente com uma toalha;
– Aplica o teu hidratante preferido.
Esta receita pode ser armazenada durante alguns dias, mas não mais do que uma semana, uma vez a sua manipulação com as mãos irá contaminar a mistura. O ideal será gastar a sua totalidade num só uso, por isso, podes ajustar as quantidade de acordo com o teu objetivo.
Muito simples e prático, saboroso e feito com ingredientes inofensivos para o ambiente. Se quiseres experimentar também o bálsamo labial, encontras a receita aqui.
Como costuma ser a vossa rotina de lábios? Andam com um batom atrás para todo o lado? Esfoliam os vossos lábios? Comigo já sabem qual é o truque que resulta: esfoliante na rotina de noite e hidratante na mesa-de-cabeceira e aplicar antes de dormir.
Espero que tenham gostado da receita e, já sabem, se a replicarem, marquem-me no Instagram.

Comentários recentes