Evitar ou minimizar o desperdício deveria ser uma prioridade na vida de toda a gente, seja a que nível for, e para bem da sustentabilidade do planeta. Se deste uma vista de olhos neste Ecotips para totós, deves-te ter dado conta que logo no primeiro ponto refiro que antes de encetarmos uma nova embalagem de qualquer produto, deveremos terminar a anterior de forma a diminuir o desperdício, e quem diz embalagem, diz produto sólido.

Ao adotar bom velho sabonete para tomar banho, é perfeitamente normal que a uma dada altura te reste apenas uma fina e desengonçada lâmina de produto que não é nada prática para o seu habitual propósito de ensaboamento e as soluções podem passar por acumular os restinhos dentro de uma luva de banho, anexar o pedaço e causa a um sabão novo, ou a solução que te apresento abaixo.

E a que me refiro? À conversão das sobras de sabão sólido em sabão líquido! O processo é muito fácil e conta com alguns ingredientes/processos opcionais e o resultado final tanto está apto para substituir o gel de banho ou o sabonete líquido que costumamos ter no lavatório.

Vamos à receita?

Ingredientes:

– 40g de aparas/restos de sabão

– 400ml de água

– 1 c. de café de goma guar (opcional, caso a mistura fique muito líquida)

– 10 gotas de conservante Cosgard (opcional, mas recomendado)

Procedimento:

– Cortar o sabão em pequenos pedaços (ou ralar) e colocar numa taça.

– Adicionar gradualmente pequenas quantidades de água e mexer. Incorporar totalmente o sabão antes de acrescentar mais água e utilizar apenas o suficiente para dissolver a maioria das aparas. Usei uma garrafa de spray para distribuir a água.

– Acrescentar a goma guar e o conservante e processar com uma varinha mágica até obter uma mistura uniforme.

– Armazenar num recipiente (frasco, garrafa reutilizada de água, antigo recipiente de sabonete líquido, …) e usar sempre que necessário e para o que for mais prático.

O processo completo da receita é um pouco moroso, ideal para se fazer em piloto automático enquanto se vê um filme ou uma série. Contudo, prometo que o resultado final vale a pena!

Nunca experimentei esta fórmula com a omissão da goma guar e do conservante, contudo, os princípios básicos de conservação de produtos que contém água na sua constituição determina que um conservante é necessário para, a longo prazo, evitar o aparecimento de bactérias, fungos e leveduras. A outra forma de manter um produto com água sem uso de um conservante de largo espectro é guardando-o no frigorífico, mas nesta situação acho uma solução pouco prática.

Agora já sabes o que fazer às tristes lascas de sabão que vais acumulando: guarda-as num frasquinho e quando tiveres quantidade suficiente é pôr mãos à obra!