A grande maioria dos produtos destinados à limpeza e desinfeção da casa são constituídos por ingredientes que podem ser perigosos, quer para o ambiente, quer para as pessoas. Para além disso, ao longo do tempo fomos levados a acreditar que precisamos de uma panóplia ampla de produtos para cada uma das diferentes necessidades de higienização, mas será mesmo assim?

É perfeitamente compreensível que o ritmo doido de vida que levamos nos empurre para trazer as soluções de limpeza para casa, diretamente das prateleiras do supermercado e sem pensar muito no assunto, contudo, a partir do momento em que conseguimos dar o salto e optar por soluções mais conscientes é difícil retornar ao cenário anterior.

Chão, superfícies, vidros, louça e roupa. Estes são os domínios mais comuns a todos nós e em relação aos quais é mais fácil assumir uma postura, contudo, não há uma forma certa de levar este processo a cabo e, uma vez mais, a atitude correta quando procedemos a uma mudança não consiste em descartar tudo o que temos e substituir por artigos novos. Aliás, neste momento os meus produtos de limpeza são um híbrido entre soluções de água e vinagre, com produtos específicos à mistura, por isso, leva o teu percurso com calma, a transição faz-se aos poucos!

Se ainda assim necessitas de uma ajudinha para dar o primeiro passo, aqui ficam algumas sugestões:

1. Educa-te e informa-te sobre o assunto
Descobre quais os produtos ideais para as tuas necessidades, as implicações dos detergentes convencionais no ambiente, cria o teu percurso da forma como fizer mais sentido. Lê rótulos, procura várias fontes de informação, esclarece dúvidas. É essencial para manter o foco!

2. Determina o que melhor se aplica a ti
Gostas de DIY? Boa! Mão à obra. Não tens tempo para fazer os teus próprios detergentes? Sem problema. Atualmente existem boas soluções eco no mercado com o foco no sítio certo. A EcoX e a Greendet, por exemplo, são empresas nacionais de detergentes eco que tratam desse assunto.

3. Simplifica!
Vinagre de álcool e bicarbonato de sódio são excelentes aliados e, nas proporções adequadas servirão para dar conta de muitas limpezas. Outras ajudas preciosas são o limão (ou ácido cítrico), sabão e os óleos essenciais (árvore do chá, limão, alecrim e menta são os meus preferidos) que podem ajudar a elevar o nosso jogo.

4. Os acessórios também contam
A sustentabilidade na limpeza não passa só pelos produtos que usamos, mas também pelos instrumentos a que recorremos no processo. Panos feitos a partir de camisolas ou lençóis velhos, esponjas biodegradáveis como a luffa, ou outra solução consciente à tua medida são o ideal.

5. O bom velho sabão
Serve para higiene pessoal, para lavar a loiça, para lavar a roupa, para fazer detergentes diversos, … De coco, de marselha, azul, de castela, … Não há nada como voltar às origens para descomplicar.

6. E para desentupir canalizações?
É só colocar uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio dentro do ralo, deixar atuar 15 min., verter 200ml de vinagre, esperar uns minutos e despejar um alguidar com água quente. É tiro e queda. Mas sem feridos.

7. Aldeia da roupa… da cor que tiver que ser
Ele há detergente a granel, nozes de saponária, Ecoegg (bem sei que não é a solução ideal para todos os contextos). Atualmente já há formas bem práticas de evitar o plástico e a contaminação marinha quando lavamos a roupa. É só escolher!

8. Esta mancha difícil não sai…
Se for na roupa, experimenta corar ao sol com ajuda de sabão. Uma pasta de bicarbonato de sódio com água consegue remover nódoas em roupa ou até mesmo em superfícies. O percabonato de sódio, com o seu poder efervescente, também resulta muito bem com a roupa.

9. Se não funcionar, não desanimes
Experimentaste uma solução ecológica e não tiveste os resultados que estavas à espera? Por vezes acontece. Muitas vezes até as opções industriais falham. Mas não desanimes! Há sempre múltiplas alternativas para o mesmo problema, o ideal é ir testando e ver o que melhor nos colmata as necessidades.

Há mudanças mais fáceis do que outras para cada um de nós. Se um se sente mais confortável em atacar a higiene pessoal, para outros as limpezas ou a compostagem serão o primeiro passo em busca de um caminho mais sustentável. Espero que este artigo te tenha sido útil e tenha ajudado a tornar o teu percurso mais verde.