A memória mais antiga que tenho de batons hidratantes remonta ao meu batom da Minnie, com sabor a morango, que os meus padrinhos me ofereceram quando eu tinha uns 8 anos. Tinha um tubo azul escuro, a barrinha era rosa, e o sabor… Bem, era maravilhoso. Recordo-me que que o gastei alarvemente a lamber os lábios a cada 5 minutos e a reaplicar de seguida, com o apoio incondicional da minha prima aka parceira de asneiras. Ninguém nos aturava quando estávamos juntas! Fazíamos, como se costuma dizer, “trinta por uma linha”. Não consigo sequer precisar quanto tempo durou o batom nas nossas mãos, mas sabia tão bem que não conseguíamos evitar.

Depois desse batom, demorei anos até conseguir terminar uma barrinha. A preguiça sempre foi outra grande aliada minha, por isso, mesmo que tivesse os lábios desidratados, só recorria a batons em caso extremo, quando não aguentava mais as lesões provocadas pela secura. E logo eu, que mordia as peles pequeninas que ficam levantadas nos lábios até as arrancar.

Mais tarde descobri o que resultava para mim: manter um batom hidratante na mesa de cabeceira, ao lado da cama, para aplicar mesmo antes de dormir. Até hoje mantenho esse hábito, contudo, no lugar de batons comerciais, opto por ter à mão um bálsamo feito por mim. Leva uns quantos ingredientes simples, que podem comprar em qualquer loja de produtos para cosmética, e alguns deles podem ser igualmente adquiridos num qualquer supermercado ou loja a granel. Para armazenar, reutilizem um recipiente de um batom que tenha terminado, resulta na perfeição.

Ingredientes:
– 4g de manteiga de cacau
– 2g de cera de abelha OU cera de candelila
– 2g de óleo de coco
– 2g de óleo de rícino
– 4 gotas de óleo essencial de hortelã (ou outro que vos agrade e que não seja cítrico, já que são fotossensíveis)

Procedimento:
– Desinfetar os utensílios e recipientes a usar com um papel/pano embebido em álcool.
– Colocar todos os ingredientes, com a exceção do óleo essencial, num recipiente resistente ao calor.
– Levar a banho-maria até todos os ingredientes se fundirem.
– Deixar arrefecer um pouco o preparado, adicionar o óleo essencial e misturar.
– Transferir para um recipiente e deixar arrefecer para solidificar.

Nota: podes acelerar o passo final colocando o recipiente no frigorífico.

A manteiga de cacau é emoliente, a cera confere estabilidade à fórmula, o óleo de coco condiciona a pele e permite que a barra se funda mais facilmente e o óleo de rícino confere elasticidade e brilho, retém a água e possui propriedades microbianas, o que é uma mais-valia se, assim como eu, não resistes em puxar as peles soltas dos lábios.

Vais experimentar? Já sabes, se o fizeres, partilha comigo o resultado nas redes sociais.