O detergente da máquina da louça cá de casa em pastilhas está prestes a acabar e quis aproveitar esta oportunidade para procurar uma solução mais verde. Atirei-me de cabeça às pesquisas de produtos ecológicos, mas todas as opções que encontrei não me satisfizeram por diversos motivos: pelos ingredientes que me deixaram de pé atrás, pelo excesso de embalagem, pelo preço elevado… Mas… e se fizesse eu o meu próprio detergente?

Após alguma investigação e um par de testes, consegui desenvolver uma receita simples e com apenas três ingredientes.

Ingredientes:
200g de bicarbonato de sódio
50g de ácido cítrico
2 colheres de sopa de sabão de castela líquido (usei dr. Bronner’s de árvore do chá que comprei a granel na Green Diamond.

Procedimento:

  1. Numa taça, misturar bem o bicarbonato com o ácido cítrico.
  2. Acrescentar o sabão de castela aos poucos, enquanto se mistura com cuidado.
  3. Mexer até obter a consistência de areia molhada.
  4. Colocar em formas de silicone para secar, ou manter no recipiente em que se juntou os ingredientes, mexendo de vez em quando até secar.
  5. Guardar num recipiente hermético.

Utilização:
Usar o equivalente a duas colheres de sopa da mistura na máquina da louça (as pastilhas que fiz têm exatamente essa quantidade) e lavar como é habitual.

Esta receita rende aproximadamente 10 doses.

É uma solução simples e eficaz para substituir químicos sintéticos e potencialmente prejudiciais para a saúde e para o ambiente. Pode ser feita a quantidade de produto que se necessitar de cada vez, de acordo com as necessidades.