Andava para experimentar fazer algo diferente com sementes de girassol desde que dei comigo com uma embalagem de 650g de sementes biológicas que tinha comprado no ALDI. Eu sou assumida fã de manteigas, contudo nem sempre me dou ao trabalho de as fazer, mas como a última que tinha feito (de macadâmia e amendoim) está quase no final, decidi aventurar-me e saiu esta manteiga que ficou TÃO boa.

As quantidades que apontarei são uma estimativa, uma vez que fiz tudo a olho. Há sempre a hipótese de se ajustar um ou outro ingrediente em função do gosto de cada um.

Ingredientes:
– 250g de sementes de girassol
– 1 colher de sopa de óleo de coco
– 1 colher de sopa de açúcar
– 1 colher de café de sal

Procedimento:
1.º. Tostar 150g de sementes de girassol até ficarem douradas. Se o forno for usado por algum motivo, aproveitem a viagem, caso contrário, uma frigideira bem quente fará o mesmo trabalho.
2.º. À parte, igualmente numa frigideira, colocar 50g das sementes ainda por usar, cobertas com o açúcar até este derreter e caramelizar, envolto nas sementes, que rapidamente dourarão.
3.º. Num processador, colocar o sal, o óleo de coco, as sementes tostadas, os 50g que sobram de sementes cruas e a maioria das sementes caramelizadas. Reservar uma parte destas últimas para triturar à parte e adicionar no final para obter alguma textura.
4.º. Processar (num liquidificador, robot de cozinha, acessório de processar da varinha mágica, …) até obter a textura desejada.
5.º. Transferir a manteiga para um frasco esterilizado, adicionar as restantes sementes caramelizadas e envolver.

Depois de pronta, é barrar em tudo o que quiserem, adicionar a frutas ou comer à colherada se for isso mesmo que apetece!

Espero que façam, que gostem e que partilhem comigo o resultado!