Esta barra de massagem é a criação mais simples que fiz até então. Trata-se de um produto emoliente e não hidratante, como muitas vezes se leva a crer. E o que é que quero dizer com isto?

A nossa pele, o nosso maior órgão, para se manter saudável, necessita de diferentes tipos de agentes, com diferentes propósitos. Em traços muito gerais, um emoliente amacia e suaviza a textura da pele, tornando-a mais flexível e diminuindo a perda de água. É constituído, sobretudo por gorduras. Um humectante trata-se de um produto que contém água na sua formulação e ajuda a criar uma camada protetora que evita a perda de humidade. Forma um filme hidrofílico, ao invés de penetrar na pele, como fazem os hidratantes. Estes últimos têm o propósito de restaurar e aumentar a quantidade de água na pele, já que a conseguem permear – contrariamente aos emolientes e aos humectantes – e contém água na sua composição.

Agora que já sabemos o propósito que podemos dar à nossa barra emoliente de massagem, vamos à receita? O resultado final será uma “pastilha” rica em gorduras boas para a nossa pele, com um cheirinho maravilhoso e muito versátil.

Ingredientes:

– 80 g de manteiga de cacau

– 20g de óleo de amêndoas doces

– 1g de óleo essencial de menta

– 1 gota de vitamina E (tocoferol)

Procedimento:

– Desinfetar os utensílios a usar com um papel/pano embebido em álcool.

– Pesar todos os ingredientes.

– Derreter a manteiga de cacau em banho-maria.

– Retirar a manteiga do calor e acrescentar o óleo de amêndoas doces. Misturar bem.

– Adicionar o óleo essencial e a vitamina E. Voltar a misturar.

– Colocar a mistura em formas de silicone e levar ao frigorífico até endurecer.

 

Muito difícil? Não, pois não? Garanto-vos que o resultado final vale a pena.

O ingrediente mais estranho que esta formulação tem é a vitamina E. E para que serve? Previne que as gorduras se oxidem e se tornem rançosas, isto é, aumenta o tempo de utilização de produtos constituídos por gorduras. Podem optar por não colocar este ingrediente, mas não sei quanto tempo durará a vossa barra de massagem. Considerando que é bastante duradoura, não arriscaria omitir o tocoferol sob pena de se estragarem as gorduras.

Podem usar esta barra de cacau e menta de mil e uma formas! Menos comer!! Ok, talvez não sejam mesmo mil e uma, mas vocês entenderam. Depois do banho para amaciar a pele, para aumentar a flexibilidade e nutrição da pele seca, para acalmar a pele depois da exposição solar, como base para uma massagem, para aplicar nos lábios, para usar nas mãos… Fornece um grande conforto à pele e não precisam de usar muito produto para conseguirem bons resultados.

Já sabem, se experimentarem fazer esta barra de massagem de cacau e menta, contem como foi o resultado, aqui, no Facebook ou no Instagram!