Se há uns anos atrás o propósito de poupar água tinha por base poupar uns tostões, atualmente configura-se como uma questão de sustentabilidade ambiental. Claro que a parte económica também é relevante para quem quer fazer um bom uso da água, mas quando nos é apresentado um cenário negro no que concerne à disponibilidade de água doce existente no mundo, as prioridades têm que ser ajustadas, de forma prevenir a ocorrência de uma calamidade nos próximos anos.

Há inúmeras formas de pouparmos água no nosso dia-a-dia, contudo, nem sempre é fácil nos lembrarmos delas. Para vos ajudar – e a mim também – deixo-vos com nove Ecotips para tótos que vos podem ser úteis:

  1. Aproveita a água de aquecimento do banho

Com ajuda de garrafões de água reutilizados, baldes ou outros recipientes que tenhas por casa, recolhe a água fria enquanto esperas que a água do banho aqueça.

 

  1. Não te esqueças de fechar a torneira…!

Passei a infância a ouvir que se devia fechar a torneira enquanto escovava os dentes ou me ensaboava e, de facto, é uma das formas mais simples para evitar o desperdício de água.

 

  1. Como lavas a louça à mão?

Se encheres um recipiente (um alguidar ou algo semelhante) com água para ensaboar a louça suja e um outro, no final, para remover a espuma da lavagem, controlas melhor a quantidade de água gasta.

 

  1. Lava o carro, mas…

… opta por usar baldes com água, e um pano para ajudar, no lugar da mangueira do jardim. Com esta última perdemos a perceção da quantidade de água utilizada e temos tendência a gastar bem mais do que com um recipiente.

 

  1. Enche bem a máquina!

De forma a potenciar o gasto de água das máquinas da louça e da roupa, enche-as bem antes de iniciar um novo ciclo.

Se as tuas máquinas já conseguem pesar o conteúdo e maximizam a utilização da água, esta dica não é para ti. 😜

 

  1. Evita a contaminação

Opta pela utilização de detergentes e outros produtos que possam ir parar às canalizações (como produtos de desentupimento) que não sejam tóxicos e não afetem a vida marinha. Nem tudo o que vai pelo ralo pode ser tratado…

 

  1. E o autoclismo?

Reduz a capacidade de carga do teu autoclismo para evitar gastos desnecessários de água. Podes colocar um objeto pesado no reservatório para diminuir o volume suportado. A água do ponto 1 pode ser usada aqui!

 

  1. Redutores de fluxo

Se consideras que a quantidade de água dispensada pela torneira é um grave problema em tua casa, aplica redutores de fluxo, de forma a diminuíres a quantidade que te salta pela torneira quando a abres.

 

  1. Reutiliza a água de lavagem de frutas e legumes

Aproveita esta água para regar as tuas plantas e a horta. Provavelmente acrescentarás nutrientes ao solo que tornarão os teus verdinhos mais felizes.