Imagem do artigo New York Women Draw Their Own Boobs

Grandes, pequenas, redondas, naturais, arrebitadas, discretas, com silicone, achatadas, … Seja homem ou mulher, todos nós temos mamas, mas é óbvio que, por questões biológicas, as das mulheres tendem a assumir uma posição mais evidente. Eu sempre tive uma relação amor-ódio com as minhas, pelas mais diversas razões, mas com o tempo aprendi a gostar e a cuidar delas, e é acerca do último ponto que vos venho falar.

Durante muitos anos usei soutiens inapropriados. Enquanto miúda, isso não estava nas minhas mãos. Recordo-me de implorar à minha mãe por soutiens mais bonitos, com aros, com padrões, e ela me recusar o pedido por ser um artigo caro. E, de facto, bons soutiens são caros, mas ela também não tinha bem noção do que seria mais adequado para mim e acabava por me comprar opções de fraca sustentação e pouco adequadas, o que contribuiu para a degeneração das minhas gémeas.

Já mais velha, sempre que precisava de comprar soutiens era um martírio! Primeiro, porque era complicado encontrar modelos que me servissem. Para além disso, os que havia eram sempre muito simples e sem piada, e a tarefa em si não me entusiasmava.

Há cerca de um ano e pouco decidi-me a entrar na Dama de Copas, farta de saber que ali seria o local adequado para encontrar a solução ideal para mim. Só não o fiz mais cedo por saber que os preços eram acima daquilo que eu estava habituada, mas a minha saúde e a felicidade das minhas maminhas mereciam melhor. Fiz uma consulta de bra fitting, fui tratada como uma princesa e saí de lá a saber muito sobre estes apêndices que aqui tenho.

Um soutien não é um mero acessório estético, ou apenas algo que vos aconchegue as mamas ao corpo. Acima de tudo, é um produto ortopédico que faz maravilhas, principalmente no caso de quem tem mamas maiorzinhas. Descobri que sou um 36DD/E, que é como quem diz, o primeiro tamanho que não existe nas lojas convencionais, e que usava soutiens com as costas demasiado largas e a copa muito pequena.

Aprendi como usar, acondicionar e lavar soutiens para aumentar a sua durabilidade e quais as soluções ideais para as várias situações. Descobri, com grande entusiasmo, que um soutien deve ser bem ajustado nas costas, sendo que a banda que acompanha a peça é a principal responsável pela sustentabilidade do peito, descobri que as alças não devem suportar o peito, mas sim dar uma ajudinha extra, aprendi a “arrumar” a mama na copa e outro sem-número de dicas que melhoraram a minha experiência enquanto ser portador de mamas. Não menos importante, aprendi a lavar e a cuidar de soutiens para potenciar a sua durabilidade.

Se tiverem a hipótese, façam uma consulta de bra fitting e informem-se acerca do assunto. Na era da informação não há necessidade alguma de andarmos desinformados e a prejudicarmo-nos com práticas que podiam ser facilmente alteradas.

Com o tempo, notei que a pele do peito ficou com melhor aspeto, por já não ser sujeita a tanta tensão, senti melhoria da postura das costas e um maior conforto em geral. Ainda assim, continuo a ser uma mera leiga no assunto, mas senti-me na obrigação de partilhar a minha experiência. Quem sabe se a partir de agora não haverá mais maminhas felizes por aí?