Desde muito cedo que as questões ambientais são uma preocupação no meu seio familiar, e apesar de algumas opções ainda não estejam ao alcance de qualquer carteira, há algumas escolhas simples e inteligentes que podemos fazer que beneficiam grandemente o nosso planeta.

Eu tinha menos de meia dúzia de pincéis de maquilhagem. Comprado um aqui, outro ali, um dado por uma amiga, mas à medida que me fui entusiasmando cada vez mais com a maquilhagem, fui sentido necessidade de adquirir um conjunto básico de pincéis que me permitisse fazer um look sem ter que dar uso aos dedinhos como instrumento prático. A Ecotools já tinha captado a minha atenção, isto porque sou menina de investir muito tempo a contemplar artigos que não tenho coragem de comprar em páginas online, e foi justamente numa destas incursões que adquiri o conjunto de pincéis de que vos vou falar.

O kit chama-se “Start the day beautifully”  e é composto por cinco pincéis: um delineador, um pincel de sombra, um de corretor, um de blush/pó e um pincel para aplicar base (que eu não uso porque… não gosto de usar base!). No cabo, para além da inscrição da marca, está indicada a função do pincel, para que não haja dúvidas quanto à sua utilização. São muito macios ao toque, muito confortáveis em termos de utilização e, o melhor de tudo, são vegan, cruelty free e com embalagens produzidas a partir de algodão e fibras de bambu, ou seja, sem plástico. Os pinceis são feitos de alumínio e plástico reciclados e os cabos de bambu são recicláveis. Não é maravilhoso?

No que concerne a preços, não custam mais do que qualquer outra marca de pincéis de maquilhagem de qualidade média. Fazendo as contas por alto, esse kit, de momento, no site da Primor, por exemplo, fica por 12,75€, ou seja, 2,55€ por pincel!

Alterar os nossos hábitos para outros mais sustentáveis é um desafio, sobretudo porque somos seres que facilmente se acomodam às coisas, mas não é impossível. Confesso que também eu ofereço resistência à mudança, e tenho algumas coisas em lista de espera para levar a cabo nesse setor, como, por exemplo, passar a consumir mais artigos de banho e de cosmética naturais, ecológicos e sem embalagens supérfluas, mas aos poucos creio que conseguirei atingir os meus objetivos.