Okonomiyaki (Osaka-style) – Outra viagem até à Asia

Descobri que gostava desta maravilha gastronómica pela minha incapacidade de comer uma taça inteira de ramen do RO (https://restaurante-ro.com/). Após duas tentativas falhadas e um peso enorme na consciência pelo desperdício, optei por eleger outro prato da ementa. A ideia de uma panqueca de couve não é muito entusiasmante, no entanto, este é mais um caso de que não devemos julgar o livro pela capa.

Um dia destes senti-me emocionalmente desolada e pedinchei cá por casa por uma versão simplificada/ ocidentalizada de um okonomiyaki ao estilo de Osaka – uma vez que estava convicta de que a receita seria um bicho de sete cabeças – mas após uma breve pesquisa reconheci que era algo tão simples de se fazer que se revelava uma palermice não ter tentado recriar antes. Ainda assim, as versões que fizemos não são completamente tradicionais, isto porque optamos por utilizar carne picada no lugar da habitual barriga de porco.

É de salientar que eu não entendo absolutamente nada de cozinha japonesa e peço desde já as minhas mais sinceras desculpas se estiver a cometer algum crime gastronómico.

O procedimento vai dividir-se em dois passos: o dashi, um caldo de peixe e alga que serve de base para muitas receitas japonesas, e a panqueca em si. A receita que proponho rende cerca de três panquecas.

Ingredientes

Dashi:

– 500ml de água filtrada;

– meia chávena de katsuobushi (flocos de peixe bonito curado e seco):

– alga kombu (cerca de 5cm)

Okonomiyaki:

– 1 chávena de farinha

– ½ chávena de dashi

– 1 colher de chá de sal

– 1 colher de chá de fermento

– 2 colheres de chá de açúcar

– ¼ de repolho, cortado em tiras fininhas, sem talos (podem ser guardados e usados em sopas!)

– 2 ovos

– óleo de sésamo q. b.

– 150 gr de carne de porco picada

– 150 gr de miolo de camarão

Toppings:

– molho de okonomiyaki

– maionese japonesa

– katsuobushi

– nori triturada / em pó

Procedimento:

Dashi:

  1. Limpar cuidadosamente a alga com um pano húmido, sem remover o pó esbranquiçado na superfície;
  2. Colocar a alga num recipiente para levar ao lume, coberta com a água, e deixar repousar cerca de 20 minutos;
  3. Levar ao lume, no mínimo, deixando aquecer lentamente, até surgir bolhinhas; retirar a alga e acrescentar os flocos de peixe;
  4. Desligar antes de ferver e deixar repousar até que os ingredientes assentem no fundo;
  5. Coar a mistura e o dashi está pronto!

Podem congelar o que sobra do caldo e aproveitar para outras receitas: sopa de miso, por exemplo.

Flocos de peixe bonito
Alga Kombu

Okonomiyaki:

1. Numa taça juntar e misturar a farinha, o dashi, o sal, o fermento e o açúcar;

2. Acrescentar a couve e misturar muito bem, de forma a cobrir todo o repolho;

3. Juntar os ovos e mexer suavemente; acrescentar a carne e o camarão e envolver;

4. Aquecer uma frigideira por cerca de 5 minutos e acrescentar 1 colher de sopa de óleo de sésamo para cobrir a totalidade da superfície;

5. Colocar 1/3 da massa da frigideira e usar uma espátula para formar a panqueca, que não deverá ter uma altura superior a um centímetro e meio; não se deverá espalmar a couve para se conseguir obter uma panqueca fofa;

6. Cobrir a frigideira e cozinhar cerca de 5 minutos; virar a panqueca e cozinhar outros 5 minutos do outro lado; a panqueca deve estar dourada de ambos os lados;

7. Transferir a panqueca para um prato com o lado que cozinhou primeiro para cima e cobrir, com as costas de uma colher ou com um pincel, com molho de okonomiyaki; fazer um ziguezague de maionese e terminar com um pouco de nori e katsuobushi.

Agora só nos resta comer! Os ingredientes menos comuns comprei no supermercado Chen, que, segundo os meus parcos conhecimentos, existe no Martim Moniz, em Lisboa, na Rua do Bolhão e na praça da República, no Porto, e em Vila do Conde, na zona industrial. Acredito que estes ingredientes se consigam com facilidade em qualquer superfície com produtos asiáticos. Aproveitem a viagem ao supermercado e explorem outros artigos que por lá haja e que vos possa libertar a imaginação.

Somos um grupo de divertidas dondocas, reunidas para vos trazer o melhor conteúdo de Lifestyle, um # de cada vez.